Na sessão desta quarta-feira, dia 17 de março, no Plenário Ver. Luiz Beraldo de Miranda, o vereador Milton Lins da Silva, o Bi Gêmeos, apresentou uma indicação para que os trabalhadores da limpeza e serviços urbanos tenham acesso a testes periódicos para COVID-19, uma vez que estes profissionais estão atuando na linha de frente da pandemia e mantendo os serviços de zeladoria da cidade. O documento inclui tantos os servidores da pasta, quanto os trabalhadores contratados pelas prestadoras de serviço do município.
Considerando que, os serviços de tapa buracos, capinação, iluminação, limpeza de vias públicas e recolhimento de resíduos sólidos não podem ser paralisados, a proposta direcionada ao prefeito Caio Cunha, sugere que todos profissionais dos serviços urbanos passem por testes periódicos. E pede ainda, atenção quanto à obrigatoriedade no fornecimento de equipamentos de proteção individual por parte das empresas empregadoras contratadas pela municipalidade, tais como: luvas, máscaras, álcool em gel, protetor facial, bem como todos os demais que sejam similares e tenham efeito protetivo ao funcionário na exposição da COVID-19.
O documento aponta também para o poder aquisitivo de muitos trabalhadores deste setor em relação aos valores de testes, que em alguns laboratórios do município custam mais de R$ 200.
“O momento exige cuidado redobrado, muitos destes profissionais não possuem acesso a testes se não apresentarem sintomas. No cenário em que nos encontramos temos visto um número grande de pessoas assintomáticas, acredito que a testagem seria uma forma de prevenção ao contagio e transmissão da COVID a este grupo essencial, aos seus familiares e a outras pessoas, evitando assim a propagação em caso de contaminação e podendo evitar os agravamentos da doença”, explicou Bi Gêmeos.
Referência: Oi Diário
Comments