Em obediência ao Decreto Legislativo n° 54/2010, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes entregou na noite desta terça-feira, 21, a “Medalha Zumbi de Palmares”, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
De autoria do ex-vereador Geraldo Tomaz Augusto (1954/2023), o Geraldão, o prêmio tem como objetivo reconhecer dez personalidades do Alto Tietê que se destacaram em ações contra a discriminação racial, na defesa dos princípios constitucionais fundamentais e na promoção da inclusão social sem preconceito.
Os trabalhos legislativos foram conduzidos pelo vereador Iduigues Martins (PT), com o parlamentar Edson Santos (PSD) na primeira secretaria.
Já a mesa diretiva foi composta Cleusa Aparecida Augusto, coordenadora da Pastoral Afro e filha do ex-vereador Geraldão, criador do tributo, Johnny Fernandes, diretor da Coordenadoria de Cidadania e Inclusão, padre Marcos Sulivan, pároco do Santuário Senhor do Bom Jesus, padre Luis Cláudio Vieira, pároco da Igreja São Sebastião da Vila Guilherme, na Capital, Rosângela Cunha, secretária-adjunta de Saúde da Cidade — representando o prefeito Caio Cunha —, pai Roberto de Xangô, presidente da Associação Cultural e Religiosa Axé Mogi, e Janes Rodrigues, vice-presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial).
Neste ano, foram homenageados Cleonice Maria Joaquim, Wilma Manoel, Neusa Eleuteria Magalhães, Thiago Ferreira, Maria Menina de Jesus, Marcos Fernandes de Omena, Dieudonné Bukasa N’Dala, Felipe Douglas da Silva Rufino, Holinto de Andrade e Francisco José Leandro Macedo.
Iduigues dedicou sua fala ao criador do tributo, o ex-vereador Geraldão. “Quero agradecer ao ex-vereador Geraldão [falecido no ano passado], que criou o prêmio que estamos entregando nesta noite. Ele foi um símbolo da luta negra, inclusive dentro da Igreja Católica, como diácono permanente e um grande incentivador das pastorais afros. É preciso lutar contra a discriminação. Afinal, o Brasil teve 400 anos de escravidão, com 12,8 milhões de escravizados, que foram sequestrados da África. Não foram quatro meses nem quarenta anos”.
Cleusa Augusto também quis lembrar seu pai. “Essa Medalha não é mais do meu pai, o Geraldão. Ela é nossa, para que a gente continue o que ele começou”.
Os demais familiares de Geraldão também foram homenageados na figura de sua esposa, Vera Lucia Jordano Augusto, e dos filhos:
Cleusa Augusto Oliveira;
Claudineia Maria Martins Augusto dos Santos;
Paulo Ferreira dos Santos Marciano;
Viviane de Fátima Augusto Hipólito;
Patrícia Martins Augusto Fernandes.
Janes Rodrigues, vice-presidente do Compir, falou sobre os avanços da causa negra e lembrou a necessidade de reflexões permanentes sobre as questões raciais. “O dia de hoje é muito importante para mostrar a importância de superar o racismo. O Compir, que existe há quase dez anos, é uma ferramenta para ajudar nessa luta. A luta do povo negro é todos os dias, e não somente no dia 20 de novembro. Nossa dor é sentida 365 dias por ano”.
Padre Sulivan também exaltou a homenagem. “Geraldão foi grande símbolo na luta do povo negro, no campo civil e no campo religioso. É uma alegria enorme participar dessa homenagem tão bonita. Somos todos irmãos. Parabéns a todos vocês: é uma luta de respeito e amor”.
Johnny Fernandes, diretor da Coordenadoria de Cidadania e Inclusão, representando o prefeito Caio Cunha (Pode), também agradeceu pela noite de premiação. “É um dia de muita alegria. Aqui, hoje, há diversas histórias que falam mais sobre as nossas potencialidades do que sobre as desigualdades que sofremos”.
O vereador Edinho também falou sobre a Medalha Zumbi dos Palmares. “Hoje é um dia muito importante. Não é fácil para o preto sair de casa e voltar vivo neste país”.
Marcos Fernandes de Omena, conhecido como Dexter 8º Anjo, um dos premiados, encerrou a noite declamando um poema chamado “Quatro Ps”, em referência à expressão “Poder para o Povo Preto”.
Também estiveram presentes os vereadores Bi Gêmeos (PSD), Inês Paz (PSOL), Edinho (MDB), Juliano Botelho (PSB) e Zé Luiz (PL). O evento contou ainda com diversas apresentações musicais.
Referência: A Semana
Comments